Os executivos das maiores empresas brasileiras já se  acostumaram a reservar espaço na sua agenda para fazer media training. O  exercício serve para facilitar a a vida de presidentes e diretores quando estão  diante de um jornalista. Há desde aulas teóricas até simulações de entrevistas  para TV ou mesmo jornais e revistas. Agora esse treinamento ficou mais  sofisticado. Algumas das maiores agências de comunicação do País já começaram a  estruturar o que estão chamando de Blogtraining, a versão 2.0 do mediatraining.  A preocupação agora é outra. A intenção agora é ensinar os clientes a interagir  ou mesmo escrever seus próprios blogs corporativos. Presidentes ou diretores de  companhias de todo o mundo já descobriram o poder dessa poderosa ferramenta de  comunicação interativa. Esse fenômeno é mais robusto nos Estados Unidos onde os  executivos são mais inovadores nesse aspecto, mas na Europa e Ásia os exemplos  se repetem. Na conservadora Áustria, por exemplo, o presidente da Telekom  Austria, Rudi Fischer. "O blog é a extensão do diálogo das marcas com os seus  clientes", afirma o presidente da Associação Brasileira das Agências de  Comunicação (ABRACOM), José Luiz Schiavoni. Também sócio e fundador da S2, que  está entre as dez maiores empresas desse mercado, Schiavoni diz que o  blogtraining se tornou uma questão quase imperativa nos últimos seis meses do  ano passado. "Muitos dos nossos clientes me perguntam como podem se conectar a  essa nova mídia e antes deles descobrirem o novo mundo é preciso mostrar as  regras." A S2 não está sozinha na abertura dessa nova oportunidade de negócio.  Outra grande marca desse mercado, a In Press Porter Novelli, também está  colocando o assunto na ordem do dia dos seus clientes. "Ainda não criamos um  produto específico para atender essa demanda porque acreditamos que ela faz  parte da consultoria de mídia que trabalhamos junto aos nossos clientes", afirma  Hugo Godinho, coordenador do núcleo de web da In Press. Essa tendência fica mais  forte à medida que os blogs, como mídia de propagação, ganham mais força junto a  outros consumidores que acessam a internet. "É um movimento sem volta para o  mundo corporativo", afirma Aloisio Sotero, que há sete anos vem estudando  comportamento dos clientes na web e sua relação com as marcas. Como Business  Processo Outsourcing (BPO) dos grupos Brasif e Dufry, Sotero diz que a "maior  lição que podemos obter em relação aos blogs é a capacidade do executivo ficar  alerta para os questionamentos e ainda ser rápido na resposta." São essas  técnicas que agências de comunicação, como a S2 e In Press, querem proporcionar  aos seus clientes que já decidiram escrever os seus próprios blogs.
Fonte: http://serrp.blogspot.com/2008/01/blogtraining.html
JÜCI (bjs + bjs !!! e Tchau Tchau) 
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