segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Conceitos de Relações Públicas

Domingo, 6 de dezembro de 2009

Seguem aí no blog, diversos conceitos do que é Relações Públicas para alguns autores da área...

“Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. A atividade de um Relações Públicas é planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional da organização como recurso estratégico de sua interação com seus diferentes público e ordenar todos os seus relacionamentos com esses públicos, para gerar um conceito favorável sobre a organização, capaz de despertar no público credibilidade, boa vontade para com ela, suas atividades e seus produtos.”
James E. Grunig

“As relações públicas, como área profissional, se aplicam em qualquer tipo de organização. Tradicionalmente elas estavam mais centradas no âmbito empresarial e governamental. Na prática as relações públicas buscam criar e assegurar relações confiantes ou formas de credibilidade entre uma organização e os públicos com os quais se relaciona. Mas isto não é feito de um dia para o outro. Exige tempo, pesquisas, diagnósticos, planejamento, trabalho programado e muita perspicácia. Daí muitos se enganarem achando que relações públicas são uma forma mágica de resolver todas as questões de uma organização ou um "quebra-galho" ou, ainda, um "apagador de incêndio". Relações públicas não são um remédio para curar todos os males de uma organização.Elas constituem, sobretudo, um trabalho preventivo e a longo prazo.”
Margarida M. Krohling Kunsch

“Para conceituar relações públicas, devemos partir da dedução da definição operacional que oferece as tradicionais etapas do exercício de RP: Diagnosticar a dinâmica no sistema organizações-público na conjuntura política-econômica; prognosticar o que irá acontecer, neste sistema, a curto e médio prazos, assessorar os líderes nas políticas organizacionais, implantar programas de comunicação e, por fim, avalilar os resultados da intervenção no relacionamento organização-público.Realizando uma leitura da definição operacional que é quase de consenso mundial - chega-se a uma definição conceitual que: Relações Públicas é a gestão da função organizacional política. Nossa atividade é uma atividade administrativa, mais especificamente: de gestão.”
Roberto Porto Simões

Grupo: Carolina e Clarissa

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Domingo, 6 de dezembro de 2009

Childs definiu Relações Públicas como aqueles aspectos do nosso comportamento pessoal e institucional que têm um significado mais social do que puramente pessoal e privado.

Poyares compreende as Relações Públicas como um método de incorporar às correntes de opinião pública juízos relativos a uma pessoa, organismo ou instituição, de modo a provocar manifestações de concordância ou cooperação.

Para Pinho, as Relações Públicas consiste em conquistar e manter a credibilidade e a aceitação da companhia junto a seus principais públicos.

Grupo: Tamara, Vanessa, Bruna, Luana e Manú

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Domingo, 6 de dezembro de 2009

“O profissional de Relações Públicas atua na intermediação, administração e humanização dos relacionamentos entre os públicos, planejando a comunicação através de ações sociais voltadas principalmente à comunidade e legitimando a imagem da organização perante a opinião pública”.
Roberta Simon - Relações Públicas, Grupo de Estudos Responsabilidade Social Novembro 2003.

“As relações Públicas são consideradas como o conjunto dos meios utilizados pelas empresas para criar um clima de confiança entre seu pessoal, nos meios com os quais estão em contato, e entre o público, a fim de manterem a sua atividade e de favorecerem o seu desenvolvimento. Esse é o ponto de partida, mas em sua elaboração final, são o conjunto harmonioso das relações sociais , oriundas da atividade econômica, num clima de lealdade e verdade, partindo da hipótese fundamental de que revelar a verdadeira imagem da empresa e mostrar sua contribuição eficaz para com a comunidade. E a informação mais do que qualquer lado é que constitui o objeto essencial das Relações Públicas”.
Wey, Hebe. “O processo de relações públicas”, São Paulo: Summus, 1986, p. 12.

“Relações públicas, como disciplina acadêmica e atividade profissional, tem como objetos as organizações e seus públicos, instâncias distintas, mas que se relacionam dialeticamente. É com elas que a área trabalha, promovendo e administrando relacionamentos e, muitas vezes, mediando conflitos, valendo-se para tanto de estratégias e de programas de comunicação de acordo com diferentes situações reais do ambiente social”.
Kunsch, Margarida Maria Krohling. “Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada”, São Paulo: Summus, 1986, p. 44.

“Relações Públicas é, antes de tudo, um processo intrínseco entre a organização, pública ou privada, e os grupos aos quais está direta ou indiretamente ligada por questões de interesses. Esses grupos em nosso caso recebem a designação de públicos. Este processo é um fenômeno que sempre existiu, apenas que somente neste século foi percebida sua importância. Caracteriza-se por ser multidimensional, dinâmico e histórico, das várias formas de interação das organizações em um sistema social, segundo estruturas políticas, econômicas, sociais, éticas, psicológicas e culturais”.
Simões, Roberto Porto. Originalmente publicado no número 2 do jornal O Público, órgão informativo da Associação Brasileira de Relações Públicas – Seção Estadual de São Paulo, em agosto de 1979, página 4.

Grupo: Ana Marques, Janaina da Silva, Juciele Ferreira e Juliana Leal

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Domingo, 6 de dezembro de 2009

"As relações públicas têm sido um instrumento cada vez mais presente nas estratégias das empresas dada a sua função administradora de conflitos entre o público interno/externo e o público externo/interno, além de agir no sentido de manter conceituação positiva para a empresa como um todo (...) Tem sido delegado às Relações Públicas a criação e condução dos departamentos de serviço aos consumidores, demandando uma formação profissional coerente com este novo papel de responsabilidade social".
Giacomini Filho

"Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada"
Associação Brasileira de Relações Públicas (1995)

“O termo Relações Públicas é polissêmico, isto é, possui vários significados: um processo, um profissional, uma profissão, uma função, uma técnica e, talvez, como querem alguns, uma ciência. Verifica-se isso ao se observar o modo de falar de todos aqueles que tratam do assunto, pois, quando desejam referir-se ao processo de relacionamento da organização com os seus vários públicos, dizem "as Relações Públicas". Para designar o profissional que assessora ao poder decisório da empresa, quanto ao andamento do processo, dizem "o Relações Públicas". A profissão também se chama "Relações Públicas". Enfim, é um termo para designar muitos objetos, dificultando sobremodo a comunicação daqueles envolvidos no assunto, tanto os antigos como os iniciantes.”
Roberto Porto Simões.

Grupo: Braulio, Francine, Helena, Letícia e Jenifer

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Terça-feira, 8 de dezembro de 2009

"...Nesses novos tempos a relações públicas se define como uma função da administração distinta, não somente ligada a atividade técnica e sim estratégica, criando um canal capaz de manter duas bases de comunicação entre as organizações e seus públicos, possibilitando o entendimento, aceitação, equilíbrio de objetivos, cooperação e principalmente o diálogo para mediar os diferentes interesses e assim adquirir confiança e credibilidade de ambas partes.As relações Públicas podem servir a diversos interesses em uma organização. Tanto com seus públicos externos, que são aqueles que a organização atinge direta ou indiretamente sendo assim uma ferramenta estratégica para a administração, visando uma função corporativa em uma via de “duas mãos” e simétrica, sabendo disseminar, coletar e balancear informações e interesses entre a organização e o seu público, como também o público interno, que são os funcionários e as RPs sendo uma possibilidade de participação, uma ponte de comunicação entre diferentes áreas buscando sempre a harmonia local. "
Marcela Amorim

"É uma atividade administrativa de gestão de relacionamentos, que utiliza a comunicação, prioritariamente, para cuidar da qualidade das relações estabelecidas entre as organizações e seus públicos, visando a formação e manutenção de uma imagem desejável."
Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal
Diretores do Portal RP-Bahia

"Relações Públicas é uma função da alta administração, responsável pelo desenvolvimento de estratégias e ações de comunicação institucional. Elas interagem com as demais áreas da organização, assessorando-as em suas estratégias e ações de relacionamentos.Seu objetivo é organizar o interesse do público com os da organização, buscando a criação do melhor conceito possível para a mesma, preservada a verdade dos fatos".
João Alberto Ianhez
Presidente do Conferp

Grupo: Giane

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Segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada"

"Para conceituar relações públicas, devemos partir da dedução da definição operacional que oferece as tradicionais etapas do exercício de RP: Diagnosticar a dinâmica no sistema organizações-público na conjuntura política-econômica; prognosticar o que irá acontecer, neste sistema, a curto e médio prazos, assessorar os líderes nas políticas organizacionais, implantar programas de comunicação e, por fim, avalilar os resultados da intervenção no relacionamento organização-público.Realizando uma leitura da definição operacional que é quase de consenso mundial - chega-se a uma definição conceitual que: Relações Públicas é a gestão da função organizacional política. Nossa atividade é uma atividade administrativa, mais especificamente: de gestão." - Roberto Porto Simões

O egresso de Relações Públicas é o profissional na área de comunicação que estabelece o diálogo entre a organização e seus públicos, visando à compreensão mútua. O interesse público é a base da existência das relações públicas, sem o qual seu trabalho não se realiza. O Curso prepara profissionais com competência para assessorar dirigentes de instituições públicas e privadas, em práticas de relações públicas, informando e orientando com o objetivo de formar a opinião pública e de integrar a instituição à comunidade.

Também tem competência para realizar pesquisas e auditorias, elaborar planejamentos estratégicos de comunicação institucional, acompanhar e avaliar seus resultados. - Universidade de Santa Cruz do Sul

Grupo: Henrique Spall, Camila, Rafaela T., Rafaela G.

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