segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fibria e Competence.

No dia 22 de outubro, fomos com o curso para as cidades de Porto Alegre e Guaíba. Visitamos a Agência Competence e a empresa Fibria, acompanhados pelas professoras Mônica Pons e Ana Maria Strohschoen. Nestes locais tivemos a oportunidade de ver o trabalho realizado na área de comunicação.

Competence: Agência de comunicação que fica em POA.

Fomos recebidos pela diretora de planejamento Patricia,o diretor de arte e a responsável pelo atendimento,ambos conversaram conosco sobre a rotina de trabalho da agência e sobre a atual situação da área de comunicação,que mostra as habilitações cada vez mais integradas,também nos mostrar um vídeo da agência que mostrava seus clientes e as filiais da agência por todo o Brasil.Logo após o bate-papo fomos conhecer as dependências da agência,essas o qual eu achei um ambiente sofisticado e organizado.A agência conta com profissionais de alto gabarito e premiados nacionalmente.



Foi uma visita super interessante pois é sempre bom conversar com profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho,alem de poder conhecer novas áreas de trabalho da comunicação.

Fibria:produtora de celulose,localizada em Guaíba.

Nessa visita fomos recebidos pelo Daniel que é o assessor de imprensa que nos apresentou a empresa que está em fase de transição,tanto de nome como de dono.
O Daniel nos mostro um vídeo com o histórico da empresa e nos explicou os projetos sociais que eles realizam pelo fato da fabrica causar alguns problemas para os moradores mais próximos,problemas como o mal cheiro e o barulho.
Fomos ainda conhecer as dependências da fabrica e conhecer a produção.


Apesar do mau cheiro gostei da visita,pois foi interessante conhecer uma empresa que lida com os problemas que a Fibria lida,e melhora ainda,conhecer a forma de resolve-los. Só tenho um conselho para eles,contratem um Rp,pois estão precisando,principalmente para mudar a logo marca que continua como Aracruz ,é preciso focar mais no atual nome da empresa. Mas o que achei o mais interessante de tudo foi conhecer mais a fundo os projetos socias que me pareceram muito bem planejados estratégicamente.

Postado por Vanessa Britto

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Só quem gosta, faz RP!!!

Relações Públicas

A boa imagem de uma empresa no mercado é peça fundamental para destacá-la perante a concorrência. E, se a apresentação dessa imagem é feita de forma errada, pode provocar grandes prejuízos, as vezes, irreversíveis.

O profissional de Relações Públicas é responsável pelos relacionamentos estratégicos das organizações e utilizam as mais diversas ferramentas para conquistar e fidelizar seus públicos. O RP é especialista em estratégias de relacionamento e de comunicação é o agente responsável pelo processo de comunicação integrada no desenvolvimento institucional, social e mercadológico de uma organização.

Fonte: www.ateliecriativo.com.br


Ana Marques :P~~

"Ele desenvolve a criatividade em favor da coletividade, utilizando o saber, o talento e a sensibilidade do ser humano, tendo como base informação e as técnicas de persuasão para mudar, criar ou reforçar as atitudes mentais da comunidade. Um profissional crítico que utilizando a criatividade, poderá ultrapassar os problemas, atuando com soluções efetivas de promoções do homem no desenvolvimento de sua sociedade."


http://2.bp.blogspot.com/_IA8AEwX3v8w/Sf9g-HwAznI/AAAAAAAAAZo/Llo0tSdfHw4/s400/ds634v5_1cjdnh5fb_b.jpg


Por: Vanessa Britto

Agências de comuniação já preparam executivos de grandes empresas para escrever em seus blogs

Os executivos das maiores empresas brasileiras já se acostumaram a reservar espaço na sua agenda para fazer media training. O exercício serve para facilitar a a vida de presidentes e diretores quando estão diante de um jornalista. Há desde aulas teóricas até simulações de entrevistas para TV ou mesmo jornais e revistas. Agora esse treinamento ficou mais sofisticado. Algumas das maiores agências de comunicação do País já começaram a estruturar o que estão chamando de Blogtraining, a versão 2.0 do mediatraining. A preocupação agora é outra. A intenção agora é ensinar os clientes a interagir ou mesmo escrever seus próprios blogs corporativos. Presidentes ou diretores de companhias de todo o mundo já descobriram o poder dessa poderosa ferramenta de comunicação interativa. Esse fenômeno é mais robusto nos Estados Unidos onde os executivos são mais inovadores nesse aspecto, mas na Europa e Ásia os exemplos se repetem. Na conservadora Áustria, por exemplo, o presidente da Telekom Austria, Rudi Fischer. "O blog é a extensão do diálogo das marcas com os seus clientes", afirma o presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM), José Luiz Schiavoni. Também sócio e fundador da S2, que está entre as dez maiores empresas desse mercado, Schiavoni diz que o blogtraining se tornou uma questão quase imperativa nos últimos seis meses do ano passado. "Muitos dos nossos clientes me perguntam como podem se conectar a essa nova mídia e antes deles descobrirem o novo mundo é preciso mostrar as regras." A S2 não está sozinha na abertura dessa nova oportunidade de negócio. Outra grande marca desse mercado, a In Press Porter Novelli, também está colocando o assunto na ordem do dia dos seus clientes. "Ainda não criamos um produto específico para atender essa demanda porque acreditamos que ela faz parte da consultoria de mídia que trabalhamos junto aos nossos clientes", afirma Hugo Godinho, coordenador do núcleo de web da In Press. Essa tendência fica mais forte à medida que os blogs, como mídia de propagação, ganham mais força junto a outros consumidores que acessam a internet. "É um movimento sem volta para o mundo corporativo", afirma Aloisio Sotero, que há sete anos vem estudando comportamento dos clientes na web e sua relação com as marcas. Como Business Processo Outsourcing (BPO) dos grupos Brasif e Dufry, Sotero diz que a "maior lição que podemos obter em relação aos blogs é a capacidade do executivo ficar alerta para os questionamentos e ainda ser rápido na resposta." São essas técnicas que agências de comunicação, como a S2 e In Press, querem proporcionar aos seus clientes que já decidiram escrever os seus próprios blogs.

Fonte: http://serrp.blogspot.com/2008/01/blogtraining.html

JÜCI (bjs + bjs !!! e Tchau Tchau)

O Profissional de Relações Públicas, sua Atuação e o Mercado de Trabalho

por Indramara Albuquerque

Costumo dizer que ser Relações Públicas é antes de tudo um estado de espírito. É gostar de gente no sentido mais amplo da palavra.

É estar preparado para os desencontros do momento que se apresenta seja calmo quando se esperava uma agitação. Seja agitado quando se esperava calmaria.

Ser Relações Públicas é emprestar nossa técnica para harmonizar os ambientes, sem esquecer que a harmonia é antes de tudo interior, aliás este é um estado íntimo que tanto as organizações quanto as pessoas que nela labutam, exigem de nós esse temperamento.

O Profissional de Relações Públicas empresta sempre seus ouvidos às reclamações e se esmera em buscar resolver a contento os reclames dos outros, mas logo se acostuma que raramente há alguém para escutar as suas queixas, que versam freqüentemente sobre a melhoria de algum processo, para que o público seja o maior beneficiado. É o ônus que se paga por trabalhar em favor do público com recursos de terceiros.

Sua atuação no mercado de trabalho tem crescido e é possível contar entre os planejadores dos processos produtivos das organizações os profissionais das Relações Públicas, que embora, muitas vezes peçam ajuda ao Marketing, a Publicidade e Propaganda, ao Design, aos Recursos Humanos e aos Jornalistas para se comunicar melhor com seus públicos, não consegue esconder as raízes da sua formação que é planejar para gerir melhor os processos da comunicação nas organizações onde nos vemos vinculados.

Os profissionais de Relações Públicas têm prestado relevantes serviços junto ao terceiro setor criando estatutos, códigos de ética, projetos de arrecadação de fundos e deve estar atento à nova etapa que se inicia neste período de mudança que é o foco econômico do Estado do Amazonas, mudando de parque industrial para pólo de bioindústria, haja vista, a vocação Amazônica é trabalhar com sua biodiversidade, amparando largamente o pólo de químicos, fármacos e cosméticos, arremetendo os mais ousados a buscarem familiarizar-se com os novos termos advindos das ciências biológicas para facilitar o entendimento do nosso público maior, que é a comunidade à qual pertencemos.

No exercício da profissão muitas vezes o profissional de Relações Públicas é chamado a atenuar a verdade, não nos cabendo, porém, faltar com ela, mas dizê-la sem maltratar os que se apresentam para buscá-la.

Às vezes como Relações Públicas somos convidados a exercer o glamour dos cerimoniais e outras tantas a descer aos tormentos das tragédias, sem esquecer que antes de qualquer manifestação de nossas ansiedades pessoais somos Relações Públicas e o público espera de nós a hombridade de nos comportarmos como tal:

Oferecendo nossa técnica para edificar, nossa voz em favor dos que não conseguem se expressar, nossa influência para socorrer, nosso equilíbrio para assessorar as decisões que transformam outras vidas.

Enfim, que o bem estar daqueles que passam pelos nossos caminhos possam falar dos ideais que abraçamos na mocidade e no futuro se transforme no cajado, no baluarte e no bastião da nobre missão de ser um missionário das Relações Públicas.


deixando aqui minha contribuição com o blog da turma, espero que gostem!

Abraços
Bruna Kohl